Algarve International Dance Competitions

DANÇARTE

Faro . Algarve . Portugal

Regulamento

1. Condições de participação

Este concurso destina-se a:

2. Categorias e escalões

2.1 Os bailarinos podem participar numa ou várias das seguintes categorias:

2.2 Existem quatro escalões etários:

2.3 Nas Categorias Dueto/Trio e Grupo, é tida em conta a idade do concorrente mais velho, para colocação no respetivo escalão.

2.4 A organização reserva-se o direito de alterar os escalões, consoante o número de candidatos a concurso, podendo juntar dois escalões num só ou dividir um escalão com muitos participantes em dois escalões.

3. Concurso de Coreógrafos

3.1 Destina-se a solos de dança contemporânea com uma duração mínima de 2’ e máxima de 3’, inscritos ou não na categoria solista do concurso para bailarinos. Para tal, deve ser preenchido o formulário de inscrição respetivo e enviado para geral@idancecompetitions.com, até 24 de fevereiro de 2017, acompanhado do comprovativo do pagamento.

3.2 Não há limite de idade para o coreógrafo. O intérprete pode ser qualquer bailarino à sua escolha, com idade compreendida entre 8 e 25 anos, participante ou não no concurso de bailarinos. O coreógrafo pode ser intérprete, desde que não tenha idade superior a 25 anos.

3.3 As coreografias devem ser originais e ter linguagem e movimento contemporâneos. O tema e a música são à escolha do coreógrafo.

3.4 Para além de outros critérios a definir pelo júri, as coreografias são avaliadas tendo em consideração a originalidade, a temática, a escolha musical e a estrutura coreográfica.

3.5 Cada coreógrafo pode concorrer com um número ilimitado de peças coreográficas.

3.6 É premiado o coreógrafo autor do melhor solo contemporâneo, com a atribuição de um prémio monetário.

4. Provas

4.1 CATEGORIA SOLISTA (S)

A - Pré-seleção

A participação na categoria Solista está limitada a 60 concorrentes, pelo que os candidatos são sujeitos a pré-seleção. Assim, devem enviar, até 30 de dezembro de 2016, por correio eletrónico, o formulário de pré-seleção e o vídeo da variação clássica a concurso.

B - Concurso

Os concorrentes devem executar duas coreografias diferentes:

*Ver lista de variações.

Na coreografia clássica, a utilização de sapatilhas de ponta não é permitida no escalão 1, é facultativa no escalão 2, e é obrigatória, nos restantes escalões.

Na coreografia contemporânea, não é permitido utilizar sapatilhas de ponta e devem ser utilizadas técnicas de dança contemporânea com vocabulário claramente distinto do estilo clássico.

A nota final do concorrente corresponderá à média das classificações obtidas nas duas coreografias e determinará a atribuição dos 1º, 2º e 3º prémios.

4.2 CATEGORIAS DUETO/TRIO (D) E GRUPO (G)

É permitida a inscrição em todos os estilos.

Dentro de cada estilo e categoria, um concorrente pode inscrever-se, no máximo, duas vezes, desde que em escalões diferentes.

A cada inscrição nestas categorias corresponde apenas uma coreografia.

Os estilos a concurso são:

A duração máxima das coreografias é a seguinte:

Dueto/Trio

Grupo

Só podem ser utilizadas sapatilhas de ponta no estilo BALLET. A utilização de sapatilhas de ponta não é permitida no escalão 1 e é facultativa nos restantes escalões.

As coreografias de repertório clássico estão exclusivamente reservadas aos escalões 2, 3 e 4, no entanto, não são obrigatórias.

5. Coreografias

5.1 Deve ser evitada a apresentação de coreografias repetidas. Cada escola não pode apresentar a mesma coreografia mais que duas vezes, durante todo o concurso, independentemente do escalão e categoria. 

5.2 Do mesmo modo, um concorrente não pode participar numa coreografia com que se tenha apresentado no ano anterior.

5.3 A utilização de adereços está sujeita a aprovação prévia pela organização, aquando da inscrição. Só são permitidos adereços que possam ser transportados pelos próprios concorrentes e com dimensões não superiores a uma cadeira standard. Não são permitidos adereços/guarda-roupa identificativos da escola de proveniência.

6. Música

A música é enviada até 17 de março de 2017 para o seguinte endereço de correio eletrónico: musica@idancecompetitions.com

O “assunto” do email deve indicar:

Cada email deve conter apenas uma música, em formato mp3, e deve ter as seguintes indicações no corpo do texto:

*C – primeiro entra o CONCORRENTE no palco; M – primeiro inicia-se a MÚSICA

Na duração da música, dá-se uma tolerância máxima de 5 segundos, para além do tempo limite, apenas para permitir a conclusão da frase musical.

Não é permitida a utilização de música com linguagem imprópria.

7. Júri

Do júri do concurso fazem parte três ou mais elementos de reconhecido mérito na área da dança.

As decisões do júri são definitivas e sem recurso.

Os membros do júri não podem avaliar concorrentes da sua própria escola.

8. Avaliação

8.1 Independentemente de outros critérios a definir pelo júri, os bailarinos são avaliados, tendo em consideração:

Os concorrentes são classificados de 0 a 100 pontos. É necessária uma classificação de 75 pontos ou superior para obter um 1º, 2º ou 3º prémio. A decisão da eventual não atribuição de um dos prémios é da total responsabilidade do júri.

8.2 A avaliação das peças coreográficas consta do ponto nº 3.

9. Inscrições

9.1 As inscrições são feitas, no website, até ao dia 24 de fevereiro de 2017.

9.2 Da inscrição devem constar os seguintes elementos:

A falta de qualquer destes elementos, sua incorreção ou imperfeição implica a invalidação da inscrição, a qual não é suscetível de reclamação ou impugnação.

10. Preços

11. Prémios

“Melhor Solista”, “Melhor Dueto/Trio”, “Melhor Grupo” – em cada uma destas categorias, o premiado é escolhido por todos os elementos do júri, entre os 1ºs classificados dos diversos escalões e estilos, independentemente da nota anteriormente obtida. O prémio “Melhor Grupo” é entregue à Escola, a qual deve emitir o recibo respetivo.

“Prémio de Coreografia” – atribuído ao coreógrafo autor do melhor solo contemporâneo do concurso de coreógrafos.

O júri pode decidir não atribuir um determinado prémio ou dividir um dos prémios por mais de um concorrente.

12. Galas

Compete ao júri e à comissão organizadora decidir quais as danças participantes, assim como a sua ordem de apresentação, nas Galas Infantil e Juvenil, a decorrer no Teatro das Figuras.

13. Seguro

Os concorrentes devem segurar-se contra lesões ou doença.

A organização não assume qualquer responsabilidade por eventuais acidentes durante o concurso, nem pelo roubo ou extravio de bens.

14. Fotografias e gravações de vídeo

Não é permitida a captação de imagens, durante o concurso. Fotografias e gravações audiovisuais ficam a cargo de entidades contratadas pela organização e devidamente identificadas, no local do concurso.

A participação no concurso obriga à autorização da captação audiovisual. A organização reserva-se o direito de utilização da mesma para fins comerciais e promocionais.

15. Disposições  finais

A inscrição, após aceitação e validação, pode ser anulada, a qualquer tempo, pela organização, sem aviso prévio e com efeitos imediatos, sempre que o concorrente, membros da escola ou apoiantes apresentem comportamentos perturbadores do normal funcionamento do concurso, nomeadamente, falta de urbanidade para qualquer membro da organização, membro do júri ou demais concorrentes.

A inscrição pode também ser anulada, pela organização, em caso de não cumprimento de qualquer norma constante nas “Normas de Funcionamento” por concorrentes, membros das escolas e apoiantes.

A anulação da inscrição é comunicada, verbalmente ou por e-mail, ao professor responsável, não sendo suscetível de reclamação ou impugnação, bem como não implica a devolução de quantias recebidas nem ressarcimento de quaisquer despesas e/ou compensação de danos.

A inscrição no concurso implica a aceitação obrigatória do presente regulamento, assim como de todas as normas de funcionamento.

Compete à organização decidir sobre qualquer matéria em que este regulamento seja omisso.

 

Lista de variações admitidas

São admitidas as variações dos bailados clássicos abaixo listados, cuja duração não ultrapasse 2’00”: